Quem somos

A ideia do empreendimento começou no jardim de Casa em Aldeia, a partir de duas mudas de Pitaya presenteadas por amigos que passaram a fazer parte das plantas do bucólico ambiente. Depois de quase dois anos plantadas em dois caqueiros, surgiram as primeiras flores no início da noite de um domingo e depois os primeiros frutos.

A beleza da flor da Pitaya e seu agradável perfume nos levaram a pesquisar e conhecer detalhes sobre a chamada fruta do dragão. Sua exuberância, o conjunto de nutrientes e vitaminas nela existentes fizeram ampliar sua quantidade no jardim a partir de mudas tiradas das duas unidades que hoje são chamadas de ‘matrizes’ ou Pitayas mães.

Encorajados pelas informações obtidas na pesquisas, principalmente as que indicavam a Pitaya como um alimento funcional para o organismo com potencialidade para ser a fruta do século XXI e cientes de que o clima de Aldeia seria propício para uma espécie de cacto que necessita regularmente de água, muito sol e umidade, decidimos ampliar a plantação para um espaço maior. Assim, em menos de um ano de plantadas, os primeiros frutos chegaram com aparência e qualidades surpreendentes.

Em fevereiro de 2020, VIA ORGÂNICA PLUS realizou uma degustação com vendas da fruta e mudas na feira orgânica de Casa Forte, com excelente resposta do consumidor.

Consolidada a primeira parte do Projeto Agroecológico ao qual se propõe o empreendimento VIA ORGÂNICA PLUS, as fotos e vídeo que se seguem tem como objetivo informar a todos sobre a existência do Projeto e preparar caminho para o lançamento oficial do empreendimento VIA ORGÂNICA PLUS e da PITAYA ALDEIA-PLUS em data não muito distante.

Adiantamos que escolhemos Aldeia como local de lançamento por vários motivos, principalmente, porque:

  • tudo começou em Aldeia;
  • os moradores e frequentadores dessa linda e agradável região campestre demonstram conhecer e consumir a fruta do dragão;
  • para que num futuro próximo a região seja também conhecida, apreciada e desejada pela excelente Pitaya que já produz!

As fotos e vídeo que se seguem são uma apresentação inicial e básica do empreendimento VIA ORGÂNICA PLUS, levado a cabo em Aldeia, Camaragibe, e preparatória do lançamento oficial da PITAYA ALDEIA-PLUS, produzida de forma orgânica, sem a utilização de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. O uso de agrotóxicos na cultivo de um fruto tão importante para o funcionamento e equilíbrio do corpo humano teria efeitos contrários à proteção da saúde e do meio ambiente, objetivos da VIA ORGÂNICA PLUS.

Nadja S. Santos Serafim
Gerente